top of page

A (FALTA DE) FÉ DO SÉCULO XXI

‘’Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.’’ (Hebreus 11:1)
 
     No presente momento, estamos vivenciando o boom da globalização, onde o raio de 6.371 km que o planeta terra possui passou a ser uma escala de mínimos quando comparado a velocidade de uma internet juntamente com a revolução que a  comunicação vem oferecendo para que alguém que esteja no Brasil fale simultaneamente com outra pessoa que mora em Tóquio. Mas o que globalização e comunicação tem a ver com a fé? O importante fato que tamanho artefato tecnológico vem enfraquecendo a fé em Deus de muitos cidadãos terráqueos.

               
     A fé que proponho que todos tenhamos é muito diferente da (falta de) fé que vem crescendo no presente século entre as pessoas. Para  melhor compreensão do texto, farei uma analogia entre uma bateria viciada de celular e a fé do século XXI; Digamos que você tenha comprado um celular de ultima geração, e que dentre algumas semanas a bateria comece rapidamente a diminuir seu tempo útil de vida, fazendo com que você, passe a depender muito mais de uma tomada ou um aparelho que recarregue seu celular para que assim ele passe a ter realmente utilidade, e isso faz com que num tempo mínimo, tal ciclo vicioso imponha que você adquira outro celular. O exemplo que você acabou de ler é real, e cabe muito bem ao estilo de fé que muitos estão adquirindo nos dias atuais, fé com baterias viciadas, internalizadas em pessoas que entram em igrejas, células, grupo de orações, enfim, que entram na presença de Deus, mas quando saem do sobrenatural divino, caem sempre nas mesmas armadilhas, cometendo sempre os mesmos erros e sempre descartando a solução, achando que a solução é o novo, como uma nova igreja, um novo grupo de louvo, oração, um novo modo de vida. Tais atitudes são sintomas de pessoas do presente século, que se permitem entupir com informações sem valor algum, que buscam sempre um novo, mas não sabem para onde vão, esse novo estilo de fé, a fé que julgo descartável, vem infelizmente, crescendo dentro do corações dos jovens e adultos, pois estes se permitem envolver por tamanha globalização e se esquecem que a melhor comunicação e infalível, que pega em qualquer lugar do planeta, é a comunicação entre Deus e o homem.
    Por fim, proponho uma fé que é atemporal, pois independente da hora, dia, ano e século, ela é semelhante a um grão de mostarda e tem o poder de mover montanhas, tal fé foi a mesma que Davi usou contra um gigante, foi a mesma que fez com que leões não fizessem mal algum a Daniel e essa mesma fé é a que pode estabelecer uma linda aliança entre você e Deus.

bottom of page