top of page

Fuja do vício cibernético

Por: Thaynne Dantas

Prefácio: ‘’ Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida com um só olho do que, tendo dois, seres lançados no inferno de fogo. ´´ (MT. 18.9)

             ‘’ Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida com um só olho do que, tendo dois, seres lançados no inferno de fogo. ´´ (MT. 18.9)

                 Você deve estar se perguntando o porquê iniciar esse artigo com um versículo da Bíblia. Simples, sendo a Bíblia o manual de instrução do ser humano, deixá-la fora de um assunto como este, não irá fazer cumprir o nosso papel de semeadores da palavra de Deus, onde por meio da liberdade, queremos levá-la a todos de forma educacional e informativa.

               A rede mundial de computadores, ou simplesmente Internet, tornou-se ´´real´´ em plena Guerra Fria, onde foi criada para fins militares em que  seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, a Internet começou a ganhar força e popularidade tornando-se também um  importante meio de comunicação acadêmico, desde então seu acesso e dependência vem aumentando progressivamente, entrelaçando povos, culturas e a economia mundial.

             Acredita-se que hoje já existam mais de 2 bilhões de internautas no mundo, ou seja, um terço da população planetária. Os progressos da informática, associados aos do audiovisual e das telecomunicações, permitiram a criação de novos serviços. Tal sucesso deve-se ao fato da globalização requerer a todo instante atualizações de sistemas, informações e notícias fazendo com que mais e mais pessoas façam parte dessa rede mundial.

                 O problema não está em toda essa tecnologia à disposição, e sim no tempo em que a população está utilizando e qual a funcionalidade do seu uso. Pesquisa feita polo Ibope, afirma que 95% dos jovens brasileiros entre 15 e 33 anos com acesso à internet se consideram viciados em tecnologia. O dado resulta de pesquisa realizada pelo painel online CONECTAí, em parceria com o portal youPIX, com a participação de 1063 internautas. Esse números são assustadores, mas não são fora do nosso cotidiano, em todo o canto que olharmos, será comprovado os dados dessa pesquisa.

             Separamos para você um Teste de Dependência da Internet do Instituto Delete na qual foi a primeira forma de validar a capacidade de medir a dependência da utilização da internet. O teste é um questionário com 20 perguntas que mede os níveis baixo, moderado e grave de dependência da internet.

Faça o teste

 

Para avaliar o seu nível de dependência, atribua à resposta a cada pergunta o valor adequado segundo a seguinte escala:

 

0 - não se aplica
1 - raramente
2 - ocasionalmente
3 - frequentemente
4 - quase sempre
5 - sempre

PERGUNTAS

 

1. Está ligado à Internet mais tempo do que pretendia?
2. Negligencia tarefas domésticas para passar mais tempo ligado?
3. Prefere a excitação da Internet à intimidade com o seu parceiro?
4. Estabelece novas relações com outros utilizadores na Internet?
5. As pessoas próximas de si se queixam sobre o tempo que passa ligado?
6. Os seus afazeres são alterados devido ao tempo que passa ligado?
7. Verifica o correio eletrônico antes de qualquer outra coisa que precise  fazer?
8. O seu desempenho ou produtividade no trabalho sofre devido à Internet?
9. Tem uma atitude defensiva ou de sincretismo quando alguém lhe pergunta o que está a fazer na Internet?
10. Bloqueia os pensamentos perturbantes sobre a sua vida com pensamentos reconfortantes da Internet?
11. Encontra-se a desejar voltar a estar ligado à Internet novamente?
12. Tem receio de que a vida sem Internet seja aborrecida, vazia e sem alegria?
13. Refila, grita ou fica irritado (a) se alguém o (a) incomoda enquanto está na Internet?
14. Perde o sono devido a estar na Internet até muito tarde?
15. Fica preocupado com a Internet quando não está ligado ou fantasia com estar na Internet?
16. Diz a si mesmo “só mais uns minutos” quando está na Internet?
17. Tenta reduzir a quantidade de tempo que passa na Internet e não consegue?
18. Tenta esconder a quantidade de tempo que passou na Internet?
19. Escolhe passar mais tempo na Internet em detrimento de sair com outras pessoas?
20. Se sente deprimido (a), instável ou nervoso (a) quando não está  na Internet e isso desaparece quando volta a estar ligado?

Depois de ter respondido a todas as questões, some os números que seleciono para cada resposta para obter uma pontuação final. Quanto mais alta for a pontuação, maior é o nível de dependência e os problemas que o uso da Internet provoca.

RESULTADOS

 

Segue a escala geral para ajudar a medir a sua pontuação:

 

           20-49 pontos: Você é um utilizador médio. Por vezes poderá até navegar na Internet um pouco demais, no entanto, tem controle sobre a sua utilização.

            50-79 pontos: Você começa a ter problemas ocasionais ou frequentes devido ao uso da Internet. Deve considerar o impacto na sua vida por ficar ligado à Internet com frequência.

          80-100 pontos: A utilização da Internet está causando problemas significativos na sua vida. Deve avaliar as consequências destes impactos e aprender a lidar com a internet de modo mais saudável e produtivo.

 

            Então? Qual foi o seu resultado? A nossa ideia é advertir nossos leitores dos perigos, tanto na saúde do corpo, quanto para a saúde mental, que unidas são uma só. E aos jovens cristãos, que possuem um conhecimento bíblico maior, aí vai um alerta: Cuidado com o que compartilha, visualiza, ouve, pois nada ficará oculto que não seja revelado. Sabemos que as redes sociais são utilizadas como armas de publicidade de todos os gêneros, ou seja, jovens, busquem o fortalecimento com oração e leitura bíblica, pois se assim não for, tornar-se-á alvo fácil aos deleites de um mundo enganoso. E complementando, procure ganhar seu tempo utilizando-o mais para estudos e amigos reais, isso fará um bem muito grande a você e a toda igreja/sociedade. Fuja desse vício, pois nenhum vicio é proveitoso ao corpo.

bottom of page